sábado, 14 de novembro de 2009

O MOMENTO DO SBT


http://tvfoco.com.br/wp-content/uploads/2009/03/sbt-ano-novo6.jpg
Por Wagner Mendes
Há 28 anos no ar e vista pelos fãs como uma emissora de conto de fadas, o SBT traz um legado de personagens inesquecíveis, o palhaço BOZO por exemplo, programas de auditório, novelas mexicanas, programas de gincanas e desenhos animados que marcaram época.
No início dos anos 2000 a rede de SS viveu seu ápice em termos de audiência; com a exibição de “ A Casa dos Artistas” a emissora paulista surpreendeu-se com o sucesso do reality chegando a obter índices superiores a 50 pontos no ibope, o sucesso foi tanto que a poderosa REDE GLOBO viu, pela primeira vez, sua confortável liderança ameaçada. Os ares da época eram outros, o Programa do ratinho exibido no horário nobre chegava a superar a imbatível novela das 8, o “Domingo Legal” disputava ponto a ponto o primeiro lugar com o “Domingão do Faustão” e embalado com o momento da emissora o “Programa Curtindo uma Viagem” exibido aos domingos sob o comando de Celso Portioli também atingia seus momentos de liderança, sem contar os filmes e séries americanas que também derrotavam a emissora A durante a semana, até o seriado “Chaves” encomodava a TV Globo no sábado à noite. Foi um momento de grande euforia e de possíveis apostas nas profundas mudanças que poderiam ocorrer na televisão brasileira, porém não houve o planejamento necessário e as coisas foram mudando de rumo.
Hoje, novembro de 2009, o SBT e a TV Record, em uma disputa acirrada e emocionate, saem no “tapa” na guerra pela vice-liderança. Disputam décimos que fazem a diferença no final do dia, às vezes, num domingo por exemplo, a diferença na média-dia chega a incríveis quatro décimos, ou seja, em menos de dez anos houve uma grande mudança na TV brasileira.
Olhando para um breve passado vemos claramente que a emissora da Anhanguera, perdeu muita audiência, uma média-dia que era de 10 pontos, hoje não passa de 6, porém também podemos observar que houve um grande avanço na qualidade da programação. A emissora de SS viu-se “obrigada” a fazer fortes investimentos na grade com o objetivo de barrar o crescimento da TV Record que ameaçava o público do SBT.
Nos últimos meses o homem do baú e a nova diretora Daniela Beyrute fizeram excelentes contratações prometendo o retorno de emissora à vice-liderança. Todos nós sabemos que fazer televisão requer paciência e muita pesquisa; a contratação de Eliana foi um grande acerto, desde que a loira assumiu as tardes dominicais o SBT estabilizou-se na vice e encomoda o Faustão constantemente.
Após passar por muitas turbulências vê-se claramente que houve um amadurecimento na TV de Silvio Santos, investimentos na teledramaturgia, contratos com a endemol e outras fortes televisões estrangeiras cedendo o passe para a exibição de programas de sucesso mundial, investimentos em filmes e o resgate de programas populares, como o programa “Show da Gente” comandado por Netinho de Paula e o retorno de Ratinho.
Ao ser contratado pelo SBT, Roberto Justus afirmou que a equipe da emissora “respirava televisão” e que “sabiam fazer excelentes programas”, em um ponto Justus tem razão, pois quando houve a necessidade a emissora paulista soube mudar o jeito de fazer televisão e sem perder a originalidade pouco a pouco está resgatando o público perdido. Esperamos que não só o SBT, mas como todas as emissoras trabalhem com respeito ao telespectador exibindo uma programação de qualidade, agindo assim todos temos a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário